segunda-feira, 16 de abril de 2012

Os mesmos direitos com os mesmos nomes


"A teologia moral é respeitável, mas não pode interferir nas medidas adotadas por juízes e autoridades."_ essa foi uma das frases do Ministro Celso Mello, no discurso realizado na Suprema Corte, no ano passado, quando foi reconhecido por unanimidade o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. 
Quase um ano depois, os parlamentares seguem ignorando a demanda por igualdade de direitos à uma parcela da sociedade. 
Nossos representantes no Congresso passam mais tempo (pelo pouco tempo que passam por lá), investigando uns aos outros, pelas falcatruas que cometem, em vez de legislarem a favor da democracia. 
A iniciativa de Jean Wyllys ganhou repercussão internacional e estão todos olhando para o Brasil, que é um país que pretende ser moderno, mas que ainda é retrógrado em leis e conceitos.
Deixo o texto do abaixo-assinado. Para firmar é necessário apenas o seu nome, RG e seu e-mail. Em um minuto você pode contribuir para que o casamento civil não seja apenas um direito exclusivo para as pessoas heterossexuais. 

Casamento civil entre pessoas do mesmo sexo: os mesmos direitos com os mesmos nomes

Nós, brasileiras e brasileiros de todas as idades e de todas as cores, de todas as religiões e crenças ou de nenhuma delas, de todas as orientações sexuais e identidades de gênero, falantes de diferentes sotaques e das mais diversas gramáticas do português brasileiro — e de outras línguas, trabalhadores/as das mais diversas profissões e moradores/as de todas as regiões, do centro e da periferia, do morro e do asfalto, queremos expressar nosso apoio incondicional ao projeto de emenda constitucional apresentado pelo deputado federal Jean Wyllys para garantir o direito ao casamento civil aos casais do mesmo sexo.

_Porque acreditamos que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, como diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e que “Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei”, como diz a Constituição brasileira.
_Porque a proibição do casamento civil aos homossexuais é uma violação aos direitos humanos, inadmissível numa sociedade democrática, que não só exclui os casais do mesmos sexo e suas famílias do acesso a dezenas de direitos reconhecidos na lei aos casados, como também os humilha e desrespeita, privando-os do reconhecimento simbólico que a instituição do casamento civil representa na nossa cultura e tratando-os como se eles e suas famílias fossem menos valiosos do que o resto das pessoas.
_Porque o Judiciário já tem avançado no reconhecimento do direito ao casamento civil dos/as homossexuais, e o Legislativo não pode continuar se omitindo, obrigando as pessoas a entrarem com ações na justiça para exercer um direito fundamental, reconhecido em todos os tratados internacionais, como é o direito a se casar com a pessoa que amam.


Reitero meu agradecimento aos meus amigos e artistas que admiro por continuarem expressando abertamente suas opiniões e permitindo que sejam publicadas aqui. Vejo os meus amigos como o Estado deveria entender os cidadãos: de maneira igual, sem distinção de etnia, idade, religião, gênero e sexualidade.


        Você é a favor do Casamento Civil Igualitário? Por quê?



 
"Acredito no amor entre as pessoas, independente do sexo...e partindo da lei onde diz que temos direitos iguais, sem qualquer distinção, porque a união homoafetiva não pode receber os mesmos benefícios ? Sou sim a favor do casamento Civil Igualitário!"
Wilson de Paula, administrador, 31 anos







"Não! Não sou contra mas sim a favor de todos os tipos de união que levem as pessoas envolvidas a uma estabilidade e segurança proporcionadas por lei...entre iguais do mesmo sexo essa união pode assegurar a chance de adotarem crianças carentes e na falta de um, o companheiro não ficaria a mercê de humilhações e destratos quase sempre depois de uma vida de dedicação em comum!"
Ângela Ro Ro, cantora, 62 anos





"Obviamente acho que é um passo muito importante para o país, embora o que mais faz falta é o pensamento das pessoas em relação a este assunto. Eu sou casado na Espanha, tenho os mesmos direitos que meu marido e sou tratado igualmente tanto na minha vida pessoal quanto na profissional. Infelizmente tenho certeza de que se fosse no Brasil, seria diferente, não receberia o mesmo tratamento, ou seja, creio que continuaria sendo discriminado e apontado nas ruas. Claro, é uma coisa nova(o casamento, não a existência de casais do mesmo sexo), e o povo vai evoluir, vai aprender a respeitar, mesmo que demore."
Carlos Antunes, administrativo, 28 anos



"Em outras épocas, minha resposta deveria falar de amor. Hoje, falarei apenas de direitos, porque acredito que a união já existe quando há amor, sem precisar de autorização de ninguém, mesmo que não seja um casamento. Agora, acho sim urgente que a lei proteja a todos da mesma forma. Direitos só são válidos e reconhecidos quando na forma da lei. O preconceito está aí, latente, gritante, mal disfarçado (de "mau disfarçado"). Sou e serei sempre a favor de qualquer lei ou apoio, que nivele a todos por igual."
Célia Alonso, supervisora comercial, 47 anos  






"Sim, sou a favor. Pessoas que optam por união estável devem ter garantidos seus direitos civis."
Suzy Rêgo, atriz, 45 anos

"Sim, sou a favor. Não vejo motivo para ser contra, pois uma relação homossexual não prejudica ninguém. Dizer que o casamento tem de ser entre pessoas heterossexuais é reduzir este direito a um motivo exclusivamente sexual, questão que me surpreende principalmente porque vem de pessoas religiosas que veem o ser humano superior aos animais. Porém, a união entre eles tem de ser somente para procriar, como os animais. O casamento é um projeto de vida com a pessoa amada, o resto é preconceito sem fundamento."
Varas Nowan, músico espanhol, 32 anos 





"Então, além de eu ser favorável ao casamento civil igualitário, tenho minha declaração de uniáo estável, com possibilidade de conversão! Independente do que a sociedade tenha a dizer, existe uma questão que é mais importante do que os conceitos ou preconceitos ... É o amor que une as pessoas ."
Luiz Eduardo, consultor técnico em AIDS, 40 anos





 "Eu sou a favor para que todo cidadão tenha o direito e a liberdade de ser feliz como ele bem entender... Assinem o abaixo-assinado, é muito importante!"
Carla Montoril Prado, nutricionista, 41 anos



"Sou a favor, acho digno. Precisamos também conquistar o nosso espaço, lógico que respeitando todas as leis moralistas. Ser feliz esta além de qualquer raça, credo ou sexualidade. Acho que teremos mais facilidades na hora de agilizar um testamento e por aí vai..."
Sandra Jatobá, 34, técnica em radiologia médica

"O Estado tem obrigação de garantir que todas as pessoas tenham os mesmos direitos. Quando um direito é conferido apenas a um grupo de pessoas, isto deixa de ser um direito e passa a ser um privilégio. O casamento é hoje no Brasil um privilégio heterossexual. Equiparar os direitos ao casamento nao tira direitos de nenhum grupo, apenas amplia estes direitos a cidadãos que ainda são tratados como de segunda classe."
Sandro Fernandes, jornalista, 27 anos

 
"Sou a favor do casamento igualitário porque sou a favor de tudo o que possa unir as pessoas, o mundo anda muito banalizado pela violência, corrupção e sentimentos ruins. Este tipo de discussão não deveria ser pautado sobre  o fato de ser gay ou não, a nossa preocupação deveria ser sempre a favor da vida, da felicidade e da dignidade das pessoas porque é isto o que realmente importa."
                                                         Fabiano Teles, professor, 36 anos







"Claro que sou a favor, tenho tantos amigos e amigas homossexuais, muitos casais que adoro. Com certeza, sou a favor!"
Telma Mallet, atriz e nutricionista



"Sim sou totalmente a favor do casamento igualitário, para que este direito seja ampliado a todos, sem distinções. Assim, não haverá desigualdade jurídica instituída".
Simone Gomes de Araujo, professora, 43 anos 


"Sou  a favor, porque Deus está em primeiro lugar e ele é amor. Se as pessoas são felizes, quem somos para recriminá-las? Desta vida a gente não leva nada, nenhum bem material, apenas o amor. Principalmente o próprio. Viva o amor!"
 Margareth do Rosário Borja, comerciante, 55 anos


 "Defender o direito pela orientação sexual não é um problema exclusivo de gays e lésbicas, é uma questão para todos. Porque chegar ao ponto de assumir livremente a sua sexualidade, é um ato que tem causado muito sangue, mortes, injustiças e lágrimas em várias nações modernas."
Felipe Márquez, chef de cozinha, 35 anos






"Sim sou a favor, porque todo ser humano é igual e todos temos de ter o direito de ser felizes."
Aranha, drag queen, 33 anos



"Sou totalmente a favor do casamento igualitário, acredito que o importante é ser feliz, então não podemos estar presos a preconceitos banais onde as pessoas se tornam infelizes e perdendo até o direito de dividir tudo aquilo que conseguiram durante suas vidas conjugais". Devemos ter liberdade para escolher a viver com a pessoa amada."
Vilma Mattos de Lima, professora, 59 anos (torcedora mais famosa do Santos F.C.)



"Eu sou a favor porque acho que o casamento igualitário é necessario para garantir todos os direitos da união civil. Para nós heterossexuais, não mudaria nada.  Mas eu tenho amigos que com toda a certeza mudaria muito e para melhor."
Neusa Santos Gamero, empresária, 53 anos






"Claro que sou a favor do Casamento Civil Igualitário, afinal sou a favor da felicidade! E torço para que cada vez mais os casais homossexuais conquistem seus direitos."
Kelly Cristina, web design, 33 anos








 "Sou totalmente a favor, os direitos e deveres tem de ser igual a todos sem distinção de raça, cor, nível social ou sexo. Portanto acho um passo muito importante em nossa sociedade."
Robison Trajano, cabeleireiro, 30 anos






"Sou a favor do casamento igualitário porque nao acredito que o amor tenha sexo. A sexualidade é individual, e todo aquele que paga seus impostos, deve ser assistido e amparado pela lei.
São os direitos e deveres de todo cidadão, ou seja: não consigo entender o porquê do não casamento igualitário. As pessoas tem o direito de serem felizes e apesar do clichê, isso explica tudo
."
Carolina Andrade, analista de processos, 26 anos




3 comentários:

DRikA disse...

OS PARLAMeNTARes deviAM deixAR o PRECONCeiTO RELigiOSO d LAdO.
ATUALMeNTE a BANCADA RELiGiOSA é uM GRANde eNTRAve NoS PROJETOs de EMENDA CONSTiTUciONAL REFERENTEs aos diReiTos doS HOMOsseXuAis.

NA HoRA d iR pARA o CéU
DeUS
NÃo
VAi
sABeR
q
seXo
vC
TEM...

DRikA disse...

...Sò JESUS SALVA ...
e NÃO preGAções de cunho HOMÓFOBO.
PARECE ATé
q
QUEREM PRoMoVeR a diviSÃo aO inVéS dA UNiÃO.
------------------------------------
IRMãO PREGAdOR,
PRegue
soMENTe
JESUS CRiSTO.

NÃO
eXiSTE
NeNHUMA
REFERêNciA
B i B L i C A
q
C O N D E N E
HOMOSSEXUAL
PARA
o
I N F E R N O.

SEJAM
JUSToS...
e
PREGUEM
A
VidA
d
JESUS CRiSTO

DRikA disse...

... é um absurdo o congresso se fazer d cego,surdo e mudo ...