quinta-feira, 26 de abril de 2012

Anthony de Mello


"Na natureza não existem fronteiras, elas existem apenas na nossa mente. A Terra é de todos. E as culturas são apenas ideias que nos separam.
 

Anthony de Mello (ou simplesmente Tony de Mello), nasceu no ano de 1931 em Bombaim, na Índia, e morreu aos 56 anos em Nova Iorque (EUA).
Foi um padre jesuíta e psicoterapeuta que se tornou muito conhecido por seus livros sobre espiritualidade, em que mesclava a doutrina judaico-cristã ao budismo. Organizou vários retiros espirituais e foi considerado um grande orador. Viajou por muitos países para estudar e logo, para ensinar. Espanha e os Estados Unidos foram os países onde mais esteve presente.
Deu palestras em vários lugares, como em comunidades, universidades e centros espirituais. Em uma dessas ocasiões, permitiu que fossem gravadas algumas delas. Esses vídeos foram vistos por milhares de telespectadores nos Estados Unidos, Canadá, América Central e vem sendo procurado por pessoas do mundo inteiro.Tony também estabeleceu um centro de oração em sua terra natal.
Ao revisar o trabalho de Tony, a Congregação para a Doutrina da Fé, presidida pelo então cardeal Joseph Ratzinger (atual Papa Bento XVI) considerou, em um parecer datado de 24 de junho de 1998, que as obras do padre de Mello eram incompatíveis com a fé católica. Essa consideração foi aprovada pelo Papa João Paulo II.
"Mas já em suas primeiras obras, e em maior grau nas sucessivas publicações, nota-se um progressivo afastamento dos conteúdos essenciais a fé cristã. Com a presente Notificação, a fim de proteger o bem dos fiéis, esta Congregação declara que os cargos acima mencionados são incompatíveis com a fé católica e podem causar graves danos."- palavras escritas por Ratzinger, que vê nos ensinamentos de Mello um perigo para a Instituição Católica.
A proposta de Tony serve para todas as pessoas, independente de qualquer religião ou crença. E também para os ateus, já que ele não tenta impor nenhum dogma. Além disso, ele sempre aconselhava as pessoas a questionarem tudo. Até mesmo as coisas que ele dizia. 
Os tais vídeos mencionados acima podem ser encontrados em inglês, com legendas em espanhol. Provavelmente você que chegou até aqui é porque estava procurando essas imagens com tradução em português.
No link abaixo, que corresponde a um post deste blog, você poderá ver os vídeos em inlgês, com legenda em espanhol, mas o texto completo de "How to be real" eu o traduzi para o português.


 

Nenhum comentário: