quinta-feira, 5 de abril de 2012

"On the Road"


"On The Road" é um clássico da literatura americana contemporânea. Jack Kerouac escreveu esse romance de uma tirada, entre 2 e 22 de abril de 1951, em apenas um parágrafo. O livro só foi publicado em 1957 e ao longo do tempo tornou-se um épico geracional, considerado como um dos mais influentes do século XX, no mundo.
Com forte teor autobiográfico, a história conta sobre as viagens que o autor fez, acompanhado de amigos (Neal Cassady, William Burroughs, Herbert Huncke, John Clellon Holmes e Allen Ginsberg), pelas estradas dos Estados Unidos e México, entre 1947 e 1950.
O rechaço contra o sistema impoluto e conservador da cultura estadunidense fez com que Jack e seu grupo transgredissem as normas, e encontrassem no sexo livre, nas drogas, na poesia e no jazz, uma identidade mais livre. Kerouac é por direito o pai da geração beat, expressão que influiu de forma direta em todos os movimentos posteriores que questionavam os valores tradicionais, como o hippie, por exemplo. A liberação dos pecados, a liberdade de expressar o desejo sem pudores e a espiritualidade desde a perspectiva oriental, contribuiram para catalisar a liberação da mulher, dos negros e dos homossexuais.


                                 A adaptação para o cinema


A história da adaptação para o cinema poderia ser também outro roteiro de filme. Desde o ano da publicação do livro, o próprio autor tentou levar para a tela grande a história de Sal Paradise e seus amigos, entrando em contato com Marlon Brando, envolvendo posteriormente grandes produtoras, mas nunca houve um acordo. Em 1979, Francis Ford Copolla (um dos principais cineastas do mundo) comprou os direitos e contratou vários roteiristas ao longo do tempo, mas por várias circunstâncias não chegou a sair do papel. O livro que é de uma época relativamente distante e narrado em primeira pessoa é complicado adaptá-lo, o próprio Coppola constata isso.
Nas inúmeras tentativas de produção, nomes como Ethan Hawke, Brad Pitt, Billy Crudup e Colin Farrell chegaram a ser cogitados para interpretarem os protagonistas.
Quando Copolla assistiu o filme de estrada "Diários de Motocicleta", ofereceu a Walter Salles a direção do projeto.  O diretor brasileiro aceitou de forma quase imediata. Para familarizar-se com a história, percorreu o trajeto citado no livro e conversou com pessoas que tiveram contato com Keroauc, produzindo assim o documentário "Searching for On the Road" (Em Busca de On the Road).
Uma das exigências de Salles era de que os atores fossem desconhecidos, para garantir a integridade autoral, segundo conta Marcos Strecker no livro "Na Estrada, O Cinema de Walter Salles". Mas com o filme já produzido, vemos que Copolla conseguiu convencê-lo do contrário e chegaram a um acordo equilibrado.


Kristen Stewark, Sam Rilley, Garret Hedlund, Amy Adams, Tom Sturridge, Vigo Mortensen, Terrence Howard, Elisabeth Moss e Alice Braga compõem o elenco, além de outros nomes. O diretor brasileiro contou com José Rivera para a adaptação do roteiro, com quem já havia trabalhado em "Diários de Motocicleta".


Uma produção de 25 milhões de dólares, envolvendo profissionais de vários países, dirigida por um dos melhores diretores do mundo, levará finalmente para o cinema, depois de 45 anos de espera, o livro que revolucionou de forma direta (e indireta) o mundo ocidental como conhecemos hoje.


Estou na expectativa  para assistir esse filme. Walter Salles faz poesia com a câmera, tem uma sensibilidade ímpar e um grande talento para expressá-la em seus trabalhos.
No dia 19 de abril, sairá a lista com os filmes que serão apresentados no Festival de Cannes, que acontecerá este ano entre 16 e 27 de maio. Embora ainda não esteja confirmada oficialmente, a primeira apresentação de "On The Road" acontecerá em território francês.
No Brasil, a estreia está prevista para o dia 15 de junho e ainda não está definido o título em português. Provavelmente será "Pé na Estrada" ou "Na Estrada". Estaremos aguardando. Veja abaixo o trailer do filme.






Nenhum comentário: