terça-feira, 10 de abril de 2012

Miss Universo admitirá mulheres transexuais

O concurso de Miss Universo tem previsto aceitar candidatas transexuais. Essa decisão foi tomada depois da polêmica retirada da modelo canadense Jenna Talackova. Ela fora desclassificada da etapa da competição em seu país, por não ter nascido mulher.


Jenna fez a cirurgia de readequação de sexo quando tinha 19 anos, hoje ela tem 23. Desde então, todos seus documentos a identifica como mulher e dessa maneira apresentou-se ao concurso. Depois de ser eliminada da seleção, a polêmica foi formada. Graças a uma batalha judicial e um abaixo-assinado de mais de 28 mil pessoas, solicitando a readmissao da candidata, a organização do concurso, que é de propriedade do magnata estadunidense, Donald Trump, viu-se obrigada a reconsiderar seus critérios para o funcionamento do concurso, para incluir mulheres transexuais. Essa mudança entrará em vigor a partir do ano que vem, em 2013.
A Aliança Gay e Lésbica contra a Difamação (GLAAD), ONG norte-americana criada em 1985 para monitorar como são tratadas as pessoas LGBT na mídia, interveio de forma eficiente e logrou o acordo com Paula Shugart, presidente da Organização Miss Universo.
No próximo ano, o concurso que elege a mulher mais bonita do mundo, anualmente, cujo evento é assistido por mais de um bilhão de pessoas em 180 países, estará aberto à todas as mulheres, sem discriminações.
 Eu, particularmente, acho esse tipo de concursos, uma tremenda cafonice. Mas sempre é bom saber da ruptura de barreiras consolidadas pelo preconceito. Notícias como essa nos dá certa esperança e fôlego para continuarmos sonhando com um mundo onde não haja discriminação por sexo, sexualidade, gênero, etnia, religião... enfim, tudo que é utilizado para segregar um grupo do outro.

Nenhum comentário: