domingo, 12 de agosto de 2012

A vigorexia

Atualmente qualquer pessoa que dedique parte do seu tempo a praticar esporte e apresente um resultado físico que muita gente deseja é considerada vigoréxica . Os extremos estão sempre distantes do equilíbrio ideal para uma vida saudável. Por isso não devemos frivolizar um assunto tão sério.
A vigorexia é um transtorno disfórmico corporal como a anorexia, que está no extremo oposto da mesma corda. Assim como o anoréxicos não conseguem sentir que estão suficientemente magros, os vigoréxicos nunca estão satisfeitos com o volume de sua massa muscular.
São muitos os esportistas que conheço que criticam esse rótulo, dizem que os médicos diagnosticam essa patologia de maneira irresponsável. Na verdade, assim como para um alcoólatra é difícil reconhecer o seu problema, para os vigoréxicos, a situação é exatamente igual. Por isso se exige muito tato e delicadeza na hora de abordar o assunto com alguém que sofre esse desequilíbrio.
Para sanar qualquer transtorno, o passo mais importante é reconhecê-lo. É difícil renunciar o que se deseja e o que se sente se não consideramos realmente um problema para as nossas vidas.
Esse distúrbio está relacionado com a autoestima. Ao longo da vida ela oscila de acordo com as circunstâncias e isso é humanamente natural, mas quando buscamos vias para aumentá-la de maneira errônea, isso acaba supondo um grave problema.
Relacionar a autoestima exclusivamente com o físico, tal como é ensinado e propagado a quatro ventos é a forma mais equivocada que existe para encontrar o bem estar.
Existem muitos padrões estabelecidos e que aceitamos sem questioná-los. Ninguém quer ficar gordo porque isso supõe um grande risco para a saúde, pois se assim fosse, não seriam vendidas tantas drogas e dietas agressivas para perder peso. É porque atualmente é esteticamente incorreto estar com quilos sobrando. Existe um modelo oficial de peso e medidas para homens e mulheres. Não importa o caminho, mas o importante é se encaixar nele.
A forma mais adequada de manter a autoestima não é exercitar os músculos e se encher de anabolizantes e esteróides  para lograr o "corpo perfeito". O ideal é cuidar da mente e adquirir inteligência emocional. O casamento do corpo com a mente é a união perfeita onde ambos se protegem mutuamente de qualquer tipo de violência. Existe algo mais agressivo que encher o corpo de produtos, obrigando nossos órgãos vitais a trabalhar muito mais do que a sua capacidade permite? Achar que não está forte o suficiente, mesmo quando a balança e as roupas digam o contrário não é violento para a própria mente? É outra forma de escravidão.
A percepção da autoimagem nunca é satisfatória para os vigoréxicos, mesmos quando tenham ultrapassado as medidas consideradas normais para a sua idade e altura. Por isso acabam vivendo exclusivamente para o corpo, passando horas nas academias, levantando pesos cada vez maiores, ingerindo até produtos ilegais para aumentar a massa muscular. Sempre acham que estão fracos e pequenos. E como a prática de esportes é realmente recomendada para uma vida mais saudável, a dependência pelo exercício físico está totalmente justificada e não conseguem enxergar que o exagero é prejudicial.
Frequento academias de musculação desde os 18 anos. Sempre gostei de praticar esse esporte e reconheço que houve épocas em que eu estava realmente preocupado em ganhar mais massa muscular e alcançar uma aparência que considerava ideal. Felizmente o exercício para fortalecer e tonificar os músculos nunca chegou a ser realmente um problema, pelo contrário, sempre foi muito positivo. Nunca renunciei nenhuma atividade para estar em uma academia treinando. A prática adequada de qualquer esporte aumenta a produção de endorfina e assim, a sensação de bem estar é garantida. Mas no caso dos vigoréxicos, eles acabam se tornando dependentes disso também. Um dia sem ir à academia representa fracasso, tristeza, culpa e decepção consigo mesmo. Uma semana sem levantar ferro, na sua cabeça, determina o castigo imposto por ele mesmo de não participar nas atividades em seus grupos sociais, que normalmente são escolhidos de acordo com a sua patologia narcisista.
É triste quando alguém deixa ser ser pessoa para se transformar em apenas um corpo. Acaba limitando-se de forma vil assim como qualquer que o faz por outro vício ou doença. Por isso, é importante estarmos atentos aos que estão a nossa volta e, quando encontrarmos pessoas que possam estar sendo vítimas de si mesmas, devemos lhes plantear a situação deles com o maior carinho do mundo. Sem julgamentos ou críticas, pois ninguém se aproxima de outra com ataques. É um assunto sério, esse outro tipo de transtorno mórfico prejudica seriamente a saúde de quem o padece.

Existe um debate onde os fisiculturistas criticam de forma veemente que o que eles fazem seja considerada uma patologia. O certo é que o desejo que aumentar a massa muscular acaba sendo um grande problema para muitos, pois podemos crescer nossos músculos, mas não podemos fazer com que a nossa estrutura mecância o faça também. 
A tara por um corpo perfeito faz com que muitos vigoréxicos acabem apelando para o uso de anabolizantes, e isso traz sérios problemas para a saúde. 
Há dois meses, o ator pornográfico Erik Rhodes faleceu aos 30 anos, vítima de um ataque cardíaco. Dias prévios ao seu falecimento, o ator publicara em seu blog a seguinte mensagem:



Meu ciclo agora … 3000 mg de Teste enanthate por semana, 2500 mg de Nandrolona Decaonate e 300mg de Acetato de Trembolona. Estou esperando o figado parar.
                      
O coração parou antes. E infelizmente o caso de Erik não foi uma fatalidade, e sim, a crônica de uma morte anunciada.
                                                                         A vida é curta demais para buscarmos tantas limitações. 
                              

Um comentário:

Daniel disse...

não sou nenhum rato de academia, na verdade nem sou muito de malhar, mas acho que se os caras são felizes assim, quem somos nos para criticar, acho que Deus deu uma vida para cada um, p/ cuidar-mos dela e não a dos outros, nada pessoal contra a sua pessoa, mas tem tanta gente que faz coisa pior, com cigarro e bebida, cigarro e comprovado que mata milhares de pessoas todos os anos, acho que a gente tem que se preocupar mais com nos mesmos e nossas mulheres, p/ que esses bombados não as peguem e nem cause desejos sexuais nelas!!!