sexta-feira, 14 de setembro de 2012

¡Phone 5 e o sonho de consumo

Quase seis milhões de aparelhos vendidos em apenas três dias e ainda não foi lançado em vários países. Na sociedade atual, quem não tem um iPhone, deseja tê-lo. Todo mundo quer estar "atualizado". E o smarphone em questão é apenas o reflexo de muitos outros produtos que se tornam objetos de culto, cujo marketing é eficiente numa população deficiente de valores básicos de humanidade e de autoestima.
Funcionamos como robôs. Seguimos ao pé da letra, várias programações que nos inculcam desde que nascemos. E como nosso cérebro é resiliente, temos a capacidade de receber novos programas e assim, todos atuamos segundo o cronograma. As grandes empresas engordam os seus cofres, é a cadeia capitalista perfeita. Fustigamos a Terra desde que acordamos até a hora de dormir. Mas não temos tempo para nos preocupar realmente com isso. Estamos ocupados com o nosso "sonho de consumo".
O curioso é que apesar de vários tipos de preconceito que existem entre nós, seres "pensantes", o classismo é o que está presente em quase todas as sociedades. É mais explícito nos países onde a desigualdade social é maior. Logo existem roles onde esse comportamento é mais evidente.
Tenho um aparelho celular que não sei exatamente o ano de sua fabricação, o que sei é que com ele posso falar com meus amigos quando realmente é necessário. Com ele não posso tirar fotos e com essa informação, posso economizar todas as demais. Sim, porque quando ele foi lançado, a tecnologia não estava tão avançada quanto hoje. Dentro de um ano, o produto sensação do momento estará quase obsoleto. Não sei como se pode  gastar tanto dinheiro em objetos que são substituídos por outros de forma tão veloz e feroz. Mas a questão principal aqui, não é sobre a austeridade econômica e sim, sobre o destino de tanto lixo e o sacrifício humano para tanto desperdício.
Quando tiro o meu telefone do bolso, sempre escuto brincadeiras sobre ele, ergo, sou catalogado de alguma maneira pejorativa. Às vezes é engraçado e outras uma chatice de obviedades.
Não sou avesso às novas tecnologias, mas não me simpatizo com a imprudência que cometemos contra nós mesmos e com os demais seres vivos habitantes do planeta.
Sei que existe o whatsapp e que esse programa facilita e agiliza a comunicação. Mas é engraçado como a cada dia as pessoas se sentem mais vazias e sozinhas. Frases curtas e abreviadas descrevem exatamente como se tornaram as relações sociais. Frivolidades a ordem do dia... "como será o ¡Phone 6?" pode estar sendo a pergunta mais realizada agora mesmo. Poucos são os que se preocupam com a falta de água no planeta. Mas se ela faltar na torneira, ninguém terá forças sequer para enviar uma simples mensagem através do celular.



Nenhum comentário: