segunda-feira, 19 de março de 2012

Fibromialgia, a doença incompreendida


São mais de 200 manifestações catalogadas, relacionadas a fibromialgia. O mais incômodo é a dor difusa pelo corpo de forma constante. Existe muito preconceito em relação a essa síndrome, inclusive de médicos. Eu ouvi de uma, há quase um mês, de que essa doença não existe.
É difícil determinar as causas, talvez por isso o tratamento seja tão complexo e nem sempre efetivo. São várias as pessoas que associam a  fibromialgia com o estado emocional, provavelmente há casos onde o estresse acabe desencadeando a doença e, em consequência das dores, pode acabar potencializando uma profunda depressão.



A fibromialgia é a doença dos incompreendidos, pois ela não mata e não deforma e, como a dor é invisível aos olhos dos demais, leio relatos de fibromiálgicos que sofrem com a indiferença dos seus e com os julgamentos frívolos que recebem. Como não é possível diagnosticar de forma precisa através de exames, muitos doentes são taxados de preguiçosos e outros adjetivos pejorativos.
A fibromialgia existe e é física. A crise que estou sofrendo foi desencadeada pelo frio, igualmente o que ocorreu no ano passado por essa época. Emocionalmente estou bem, sou uma pessoa espiritualista e conservo a plenitude da minha felicidade, apesar de tudo.
Cada caso é único, portanto o diagnóstico e o tratamento devem ser determinados exclusivamente pelos médicos.
O único que posso dizer aos que aqui chegaram e padecem deste mal é deixar de lado o pessimismo.  Seguir o tratamento médico e aceitar a situação exatamente como ela se apresenta, pois essa é uma forma de evitar maiores sofrimentos emocionais. “A dor existe, mas o sofrimento é opcional.” Uma vez que aceitamos a realidade, devemos usar de forma veemente a fé para a nossa própria recuperação. Não importa qual seja a sua religião ou crença, mas o modo positivo de enfrentar as adversidades contribui muito para obtermos bons resultados. A nossa mente é o nosso maior tesouro, o segredo é aprender a utilizá-la para o nosso próprio benefício.
Para os que somos vítimas dessa síndrome, não podemos nos permitir o papel de vitimistas. Aliáis, o vitimismo não é bom em nenhuma circunstância.  
Aguardo a minha recuperação para poder voltar às minhas responsabilidades e retomar minha vida social, mas enquanto isso não ocorre, a minha maior responsabilidade no momento é com a minha saúde.
Agradeço a preocupação dos meus amigos e a compreensão pela minha ausência. A minha dor é exclusivamente física e apesar da intensidade, ela não arranha em nenhum momento a felicidade que sinto dentro de mim.

7 comentários:

Luis Fabiano Teixeira disse...

Oi Dirceu, nao sabia desse seu problema e tambem faz um tempao que nao tenho noticias suas. Nao acho que seja hipocrisia da minha parte dizer-lhe agora "conte comigo", porque mesmo depois que voce voltou pra Espanha e eu - enfim consegui ler o seu Teatro dos Anjos -, enviei-lhe uma mensagem. Alias, adorei conhecer aqui no blog uma das pessoas que certamente o inspirou, total ou parcialmente. Que lindo post sobre o seu amigo. Enfim, divagacoes a parte, estou torcendo mesmo para que voce se recupere logo e volte a sorrir e nos contagiar com essa sua forma tao admiravel e intensa de viver. Tenha fe, tudo vai ficar bem. O proprio Van Gogh disse que "o homem dotado de fe faz dela o seu ponto de partida". Estamos todos na torcida. Abracao Luis F.

DIRCEU CATECK disse...

Obrigado, Fabiano. Saudades de conversar com você. Resolvi falar sobre a fibromialgia, porque entendo perfeitamente o que sofre muitas pessoas e, sei o quanto é difícil ser otimista sentindo dores. Considero que relatar minha experiência pessoal é de alguma forma, um ato solidário. Grande abraço!!!

Musical Kerigma disse...

Tive a primeira crise em 2009, fiquei de cama depois com os medicamentos que estou usando estou muito melhor mas nada como viver e querer viver bem.Hj faço acompanhamento com uma reumatologista, que na primeira consulta detestei,mas agora depois de 2 anos não confio mais nos outros médicos não estou totalmente livre das dores, mas estão suportáveis. Agradeço a Deus todos os dias por conseguir fazer trabalhos domésticos, manuais e principalmente viver.

DIRCEU CATECK disse...

Sabemos como é difícil conviver com a fibromialgia. Cada caso é um caso, mas em qualquer um deles, a aceitação da doença ajuda a diminuir o sofrimento, e ter força de vontade é fundamental.
Eu ainda continuo sentindo as dores, apesar de estar fazendo tratamento com medicamentos. Como moro na Espanha e a temperatura ainda está relativamente baixa, fica complicado se mexer. Essa está sendo a crise mais longa, não posso fazer muitas coisas. Mas o fato de escrever de vez em quando aqui no blog, ajuda um pouco. Grande abraço (não muito apertado) e muita energia positiva.

Naty Castro! disse...

Fui diagnosticada com Fibro há pelo menos 8 anos, já realizei diversos tratamentos medicamentosos e não medicamentosos... Por último, devido à uma lesão em meus joelhos, tive de voltar a fazer tratamento medicamentoso e o meu reumatologista,me prescreveu o Cymbalta. Comei a tomá-lo na sexta feira (12/10/2012) e parei antes de ontem, pois tive muitos sintomas e fui parar no hospital. Os sintomas foram: pressão alta,enxaqueca, tontura variação de temperatura em intervalos de 2 minutos (hipo/hipertermia - com calafrios intensos), cianose, vistas turvas e pânico. A médica do plantão pediu para que eu suspendesse o uso e procurasse o meu médico que no momento está viajando. Portanto, eu gostaria de saber se estes sintomas foram mesmo por causa do medicamento ou se pode ser outra coisa. Também, gostaria de saber se devo mesmo interromper o tratamento. Desde já agradeço e aguardo orientações ansiosa. Natália - 28 anos

Anônimo disse...

Bom dia,
(desculpe falta de acentos)
Tive fibromialgia por mais de 15 anos. Comecou quando estava com briga na Justica com meu ex-marido pela guarda de minha filha. E foi uma subida ingremene. Chegeui a ficar paralisada 2 anos, so conseguindo andar 15 minutos de cada vez. Tive alergias à repeticao, so dormia sentada e nao conseguia respirar, dores terriveis no corpo todo, problemas de tiroide, infeccoes urinarias à repeticao, problemas de intestinos que nao me deixavam sair, cansaco extremo, etc. parei de ter vida social, mas nunca quis tomar medicamentos, sobretudo depois que uma amiga com os mesmos sintomas virou um zumbi devido aos medicamentos. participei de muitos foruns no exterior e vi pessoas se suicidando por causa das dores e condicoes de vida. Fui fazendo tratamentos naturais, osteopaticos, tentei de tudo inclusive vitaminas, so alimentacao biologica, etc. Descobri, depois de anos de sofrimentos, que quando eu diminuia as farinhas e acucar, melhorava rapidamente. No iniciso, foi preciso ficar 3 meses sem comer qualquer farinha ou acucar (nem frutas doces era permitudo). Com o tempo fui melhorando. Hoje sou uma pessoa normal. Mas se recomeco comer farinha ou acucar, tranquilamente os problemas e as dores recomecam. Importante também: so cozinho depois de anos com gordura de coco, nenhum outro oleo p cozinhar. Jogue fora todos produtos da soja, inclusive oleos; sao venenos. Tome copos de agua com bicarbonato de sodio todos os dias (carregue 1 litro de agua c bicarbonato de sodio e beba o dia todo. Nunca beba refrigerantes, sucos, so agua mesmo. de manha, um copo de agua morna com suco de limao puro (sem acucar ou adocante. Jogue todos adocantes fora. Tbém sao venenos. Pode beber de vez em quando um copo de garapa (suco de cana puro - mas nao exagere). Tbém nao use mel. O melhor mesmo é ficar 3 meses sem nada doce no organismo, tomando muita agua com bicarbonato e suco de limao. Coma bastante abacate sem acucar, purp, com suco de limao. Bastante agua. Coma gordura de coco em colher, no minimo 3 colheres por dia.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Ah, esqueci de explicar: o bicarbonato é p diminuir a acidez do organismo, ele vai ficar alcalino (uma das causas das alergias, dores nos joelhos e juntas, infeccoes urinarias, etc. Podem notar que o suor de vcs até doi nos olhos, isso é acidez demais). por isso deve-se parar de comer carnes vermelhas, acucar, farinha (entre outras). Fiz até um tratamento aconselhado com um medico na california, mas o que resolveu mesmo é esta coisa simples e complicada, mas que eu garanto que resolve prq eu nao fui a unica a descobrir isto no sofrimento. nem parece que é verdade! Se fizerem isto, vao rapidamente deixar os medicamentos e viverem normalmente (eu estava até pensando em me suicidar por causa das dores ha anos atras.... e passei mais de 10 anos fazendo tratamento com osteopta - excelente por sinal!- mas a alimentacao é que foi a chave: jogar acucar e farinha fora, beber muita agua com bicarbonato de sodio. No principio, nao coman nem frutas. Depois de 3 meses, vao observando os sintomas. Se as dores nao diminuiram, continuem com a dieta. Nao comam nada que seja acido (o limao pode prq ele fica alcalino no organismo e é a melhor coisa, depois do bicarbonato, p alcalinizar o organismo!!!). JOguem adocantes no lixo!!! Tomem cloreto de magnesio, e deixem de comer comidas industrializadas (prq é muito cida e tem muito calcio).
Estes conselhos sao valioos, me levou 15 anos p descobrir.
Boa sorte!!!