sexta-feira, 30 de março de 2012

Como ficar rico no Brasil investindo pouco dinheiro

A Constituição Federal estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção de culto e as suas liturgias. Estabelece também a imunidade tributária.
Para abrir uma igreja no Brasil é necessário uma quantia inferior à 500 reais e em menos de 10 dias úteis, você já tem a licença nas mãos e pode abrir as portas para a prática religiosa.
Se for um bom orador e convencer um número expressivo de fiéis, pode abrir novas filiais. Já quando o negócio gerar lucros e decidir construir templos para atrair uma quantidade maior de clientes, é só manter algumas obras de assistência social, que a isenção de pagamentos de impostos continuará vigente.

                            Templo da IURD em Nova Yorque

O público-alvo é a classe social pobre. Privados de educação de qualidade, a maioria carece de critérios de discernimento e são incapazes de identificar o quanto são utilizados e manipulados. Segundo alguns estudos, a faixa etária destas pessoas é de 41 a 65 anos. O número de jovens entre os 16 e 25 anos também é relevante, este dado se explica pelo fato de terem herdado a crença dos pais.
Edir Macedo é um dos mais bem sucedidos neste ramo. Fundou a Igreja Universal do Reino de Deus há 35 anos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Atualmente tem mais 5 mil templos, 13 milhões de fiéis no Brasil e 8 milhões espalhados em mais de 170 países. Em 1991, catorze anos depois da fundação da primeira igreja, o Bispo comprou a Rede Record, em 1998 a Rede Família e no ano seguinte, a Rede Mulher. Hoje, o grupo Rede Record  tem a segunda maior audiência do Brasil e a Record Internacional está presente em mais de 150 países.

Apesar de ter várias denúncias, processos judiciais, escândalos e polêmicas, o passaporte diplomático do grande empresário foi renovado em novembro do ano passado.

Valdemiro Santiago é outro que construiu supostamente um patrimônio importante devido ao mercado da fé. Fundou em 1997 a Igreja Mundial do Poder de Deus, absorvendo membros da IURD, de onde saiu depois de quase vinte anos, após ter problemas com Edir Macedo. Há quatro anos fez parceria com o Grupo Bandeirantes, ocupando o espaço integral da programação da Rede 21, ganhando assim muitos fiéis da igreja do seu mentor.
Vendo seu rebanho diminuindo e o da concorrência aumentando, o bispo tem usado sua rede de televisão para acusar o autodenominado apóstolo Santiago de usar o dízimo em benefício próprio, que por sua vez replica em seu espaço na tevê. Um circo dantesco.


Além dos dois exemplos citados acima, existem muitos outros mais que encontraram no comércio da esperança, uma forma de ganhar dinheiro de forma "lícita".
Se algum religioso chegou até aqui e se sentiu ofendido com minhas palavras, peço desculpas. A ideia não é ferir a sensibilidade de ninguém, mas é difícil não criticar um crime que é feito deliberadamente de forma explícita. Há muitos pecadores nesta história, cada um a sua medida. Uns pecam por ignorância e outros por inteligência, e essa afirmação está isenta totalmente de qualquer julgamento moral.





Um comentário:

Luís Gustavo disse...

Infelizmente alguns espertos aproveitam da fé dos outros para fazerem negocios
.. lamentável.