quinta-feira, 21 de março de 2013

Lágrimas Negras

É um bolero de autoria do cantor cubano Miguel Matamoros, de 1929.  É uma das músicas mais conhecidas deste artista e que ao longo de várias décadas foi regravado por diverso artistas de diferentes nacionalidades.


Em 2002, o cantor espanhol Diego "El Cigala" (um dos nomes mais reconhecidos do flamenco da atualidade) e o pianista cubano Bebo Valdés se uniram e interpretaram esse grande clássico com verdadeiro primor. Lançado no disco com o título desta canção, "Lágrimas Negras", produzido pelo cineasta espanhol Fernando Trueba, chegou ao público no ano seguinte e é sem dúvida uma das maiores joias musicais de todos os tempos. Aclamado pela crítica espanhola e internacional, foi considerado o melhor disco da música latina  daquele ano, pelo The New York Times.


1.Inolvidable
2.Veinte años
3.Lágrimas negras
4.Niebla del riachuelo
5.Corazón loco
6.Se me olvidó que te olvidé
7.Vete de mí
8.La bien pagá
9.Eu sei que vou te amar


A regravação da canção de Vinícius de Moraes e Tom Jobim  recebe a participação especial de Caetano Veloso, recitando o seu "Coração Vagabundo". 



Em setembro de 2006 pude conhecer pessoalmente Bebo Valdés, um homem que demonstrou que a sua simpatia é igual ao seu talento. Foi no show "Infinito Particular", de Marisa Monte, em Madri. Foi também a primeira vez que vi Fernando Trueba, um dos diretores espanhóis que mais admiro. Depois descobri que ele é um profundo admirador da nossa cultura e pude reencontrá-lo outras vezes em eventos culturais brasileiros na capital espanhola.



 

Nenhum comentário: