domingo, 3 de março de 2013

Jaques Morelenbaum, o gênio invisível


Há certo tempo presto atenção nos passos de Jaques Morelenbaum, um dos nomes mais importantes da música brasileira, cuja genialidade também já atraiu a atenção de inúmeros artistas internacionais.
Oriundo de uma família que respira música,  além de maestro, é compositor, violoncelista, arranjador e produtor musical.
Quando assisti o filme "Hable con Ella", de Pedro Almodóvar, em Madri, foi difícil  conter as lágrimas ao ver a cena maravilhosa onde ele aparece acompanhando Caetano Veloso interpretando "Cucurrucú Paloma". Para mim é um dos momentos mais valiosos da extensa carreira do diretor manchego. Era a reunião de grandes mestres, em uma sequência totalmente fora de contexto do longa metragem.


Esse carioca de talento ímpar tem em seu currículo a participação em quase 600 álbuns e é impossível falar da história da música brasileira sem citar o nome dele. Caetano Veloso, Gal Costa, Chico Buarque, Tom Jobim, Gilbero Gil, Marisa Monte, Milton Nascimento, Maria Bethânia, e outros grandes artistas brasileiros consagrados e grupos como o Skank, Titãs, Barão Vermelho, entre tantos, já tiveram em suas obras a firma primordial dele.
Sting, Mariza, Clara Montes, Julieta Venegas, Ryuichi Sakamoto, Dulce Pontes, Cesária Évora, David Byrne, Paulo Flores e diversos cantores dos quatro cantos do mundo, também já fizeram parceria com ele.


Formando dupla com Antonio Pinto (outro grande compositor brasileiro, filho do cartunista Ziraldo), compôs a trilha sonora do filme "Central do Brasil", uma das minhas favoritas. Foi na divulgação deste trabalho que pude conhecê-lo, quando concedia uma entrevista ao Jô Soares, em seu programa na TV Globo.
Além do filme de Walter Salles, o artista deixa a sua marca em outras produções cinematográficas como "Tieta do Agreste", "Orfeu do Carnaval", "O Quatrilho", "A Paixão de Jacobina", "Deus é Brasileiro" e muitos outros mais.
Sintetizar a biografia e a obra de Morelenbaum não é tarefa fácil, pois o maestro polifacético com quase 60 anos de vida possui a incrível habilidade de expressar música de qualidade constantemente e esmiuçando sua trajetória, constatamos a sua onipresença, porém quase invísivel para a massa.




Nenhum comentário: