quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

"Cadeira Vazia", de Alcides Gonçalves e Lupicínio Rodrigues

Um dos maiores clássicos da música popular brasileira, criado em 1949 por Alcides Gonçalves e Lupicínio Rodrigues, foi um dos maiores sucessos de Francisco Alves no ano seguinte.
Desde então foi interpretado por diversos cantores ao longo do tempo, mas é na voz de Elis Regina que "Cadeira Vazia" é lembrada por muita gente da minha geração.
Consegui reunir alguns vídeos de apresentações de vários artistas, desde o cantor popular Alexandre Pires até a incrível cantora portuguesa Mariza.

                                                        Francisco Alves, 1950

                                                       Elza Soares, 1961 

                                                     Lupicínio Rodrigues, 1973

                                                       Elis Regina, 1973
                                            
                                                     Nelson Gonçalves, 1980

                                                          Mariza, 2009

                                 
                                                            Alexandre Pires, 2010


Entra, meu amor, fica à vontade
E diz com sinceridade o que desejas de mim
Entra, podes entrar, a casa é tua
Já te cansastes de viver na rua
E os teus sonhos chegaram ao fim
Eu sofri demais quando partiste
Passei tantas horas triste
Que nem quero lembrar esse dia
Mas de uma coisa podes ter certeza
O teu lugar aqui na minha mesa
Tua cadeira ainda está vazia
Tu és a filha pródiga que volta
Procurando em minha porta
O que o mundo não te deu
E faz de conta que sou teu paizinho
Que há tanto tempo aqui ficou sozinho
A esperar por um carinho teu
Voltaste, estás bem, fico contente
Mas me encontraste muito diferente
Vou te falar de todo coração
Eu não te darei carinho nem afeto
Mas pra te abrigar podes ocupar meu teto
Pra te alimentar podes comer meu pão


Nenhum comentário: