sábado, 7 de julho de 2012

Madri Rio

Madri é uma das cidades mais arborizadas do mundo. Além das milhares árvores plantadas nas calçadas, a cidade alberga numerosos parques que contribuem significativamente para a qualidade de vida de seus habitantes.
No dia 15 de abril de 2011 foi inaugurado o Parque Madri Rio, um dos maiores projetos urbanísticos dos últimos tempos na Europa. A ideia surgiu a partir do aterramento de quilômetros de rodovia que marginalizava e sufocava o principal rio da cidade, o Manzanares.
Contrariamente a algumas capitais europeias, Madri ignorava o seu rio. Seu arredor passava desapercebido pelos que a visitavam. O ambiente era de abandono. Mas felizmente isso mudou.
O parque fluvial conta com mais de dez quilômetros de itinerários peatonais e ciclistas. Nele é possível observar alguns tesouros históricos como a Ponte de Segóvia (1582), Ponte de Toledo (1718) e a Ermita da Virgem do Porto (1716). O contraste com os novos monumentos é harmônico, e as áreas esportivas e lúdicas também ajudam a compor a magia deste lugar que depois de mais de sete anos de obras, mudou consideravelmente.
A um quilômetro e meio da minha casa, tenho aproveitado o verão para fazer minha caminhada diária de uma hora nesse lugar. Outro dia, pude contemplar a Ponte de Segóvia esplendidamente iluminada pela lua cheia. Seria uma fotografia perfeita.





















Nenhum comentário: