terça-feira, 3 de julho de 2012

Conheça o trabalho do seu vereador

No próximo mês de outubro teremos eleições municipais e cabe a nós mudar a realidade atual da nossa cidade. Normalmente o prefeito é o que recebe a avaliação da população e esquecemos de analisar o trabalho dos vereadores. Existem políticos que parecem vitalícios nas câmaras municipais, exercendo vários mandatos. Muitos deles passam inadvertidos e só aparecem em época de captar votos. Raras são as vezes que apresentam projetos concluídos, surgem com o sorriso no rosto oferecendo promessas que nunca serão cumpridas.
O brasileiro vota no vereador que ele conhece sem conhecer. Elege por simpatia o que lhe deu aula, o mecânico do bairro, o primo da vizinha e também o traficante de drogas ("o sangue bom"). A escolha é feita de forma parcial e normalmente não existe um compromisso com a política. É ajudar o vizinho a conseguir um bom cargo.
A promessa de emprego, o churrasco para os "amigos", a cesta básica, o material de construção para a lage, entre outros regalos. É a moeda de troca. É o investimento barato do político que carece de honestidade e não pensa em trabalhar para a população. Visam apenas os interesses pessoais.
Falta na política brasileira, pessoas comprometidas com o trabalho social. Dizem que entrar para a política ou para a polícia é um verdadeiro desafio para as pessoas de bom caráter, porque elas acabam entrando em um mundo onde elas abandonam com vida, ou permanecem sendo coniventes com a corrupção. Muitas vezes acabam também sendo corrompidas.


Generalizar não é inteligente, pois ainda existem políticos que realmente exercem a sua função honradamente.  Cabe a você verificar e acompanhar o trabalho de cada um. Se a sua rua está destruída, o transporte público não funciona, o seu bairro não tem a iluminação adequada, se o posto de saúde é um verdadeiro caos, seja consciente de que você tem muita responsabilidade nisso também.
Acompanhe pelo site da prefeitura de sua cidade o que foi feito nos últimos quatro anos pelos funcionários que você ajudou a eleger. Seja responsável e analise minuciosamente como foi a legislatura de cada candidato que se apresenta a reeleição. Investigue e conheça bem o projeto de cada rosto novo que se apresenta. 
Todo cidadão tem direito a informações sobre o trabalho dos políticos. Cada município tem a obrigação de transparência.
Deixo abaixo, como exemplo, o link da câmara municipal do Guarujá, onde podemos fiscalizar o que os vereadores fizeram pela cidade. Também o endereço da página web do portal de transparência da prefeitura da cidade.


http://www.camaraguaruja.sp.gov.br/index.php?pg=resultado_busca


http://www.guaruja.sp.gov.br/informacoes-uteis/portal-da-transparencia


O preço do seu voto é o que você vale na sociedade. Vote consciente!


Nenhum comentário: