quarta-feira, 9 de maio de 2012

A maior ousadia de Dilma Rousseff

Aplaudo a coragem da presidente Dilma Rousseff  de tocar em um dos setores mais poderosos do Brasil, visando se antecipar  aos problemas que a Europa vem enfrentando nos últimos anos. Para continuar crescendo é importante manter o aquecimento do consumo interno e isso não será possível se o número de inadimplentes crescer.
O nosso país é um dos que tem as maiores taxas de juros do mundo e onde o spread bancário (leia-se lucro) seja talvez o maior do planeta. 
Os banqueiros são os maiores patrocinadores de campanha eleitoral e sempre compraram a conivência dos políticos com isso. Nunca antes na história desse país algum presidente teve a coragem de mexer com essas vespas. Como é possível pedir para que esses milhonários diminuam sua margem de lucro para favorecer o resto da sociedade? 
É vergonhoso o que um brasileiro tem de pagar pelo serviço bancário, é praticamente um roubo. Agiotagem como disse um ex-banqueiro. E esse é um dos outros resultados da corrupção, onde o povo é sempre o que sai prejudicado.
Independente da ideologia política de cada um, não reconhecer que essa decisão é positiva para os brasileiros e consequentemente para o país é cabível apenas para os banqueiros (grandes patrocinadores da mídia em geral, assim que estejamos atentos) e fanáticos ideológicos que se opõem ao governo. 
É importante o brasileiro ser mais criterioso com o banco que lhe presta serviço. Caso os banqueiros não acatem a decisão da presidente Dilma, é recomendável migrar para outro que cobre menos juros.
Por não se tratar de um banco privado, o Banco do Brasil baixou mais uma vez as taxas de juros, na sexta-feira passada, por ordem direta da presidente. A redução é para pessoas físicas e linhas de crédito pessoal, cheque especial e veículos. No cheque especial, a taxa máxima mensal caiu de 8,31% para 3,94%, que agora é a taxa única do produto. No crédito pessoal, caiu de 5,79% (ao mês) para 3,94%. No financiamento de veículos, a taxa média caiu de 3,20% para 1,58%.
Deixo abaixo um vídeo do comentário da jornalista Salete Lemos, que em 2007 ousou a atacar os banqueiros e logo foi demitida da TV Cultura. Desde então, não se sabe o paradeiro dela. Se alguém souber, eu agradeceria essa informação.


Nenhum comentário: