quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia internacional contra a homofobia


Há 22 anos, a Organização Mundial da Saúde excluía a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Problemas Relacionados com a Saúde. Essa data foi escolhida para festejar o Dia Internacional Contra a Homofobia.
Apesar da correção pela parte científica, existem outras instituições que continuam inculcando o ódio e considerando uma aberração qualquer orientação sexual diferente da que elas estabelecem, causando assim uma das piores patologias sociais: a homofobia. 
Esse sentimento de repugna reflete e define bem a personalidade e cultura de quem o tem. Uma pessoa bem resolvida não verá o que não gosta em si no outro e portanto, não se sentirá incomodada ou afetada pela sexualidade dos demais. Não é fácil entender as pessoas que se preocupam com a cama alheia. Explicar o mundo desde a proibição é algo medieval que não acompanha a realidade. A tentativa de cercear direitos por parte de um grupo a outro é algo que não deve ser respaldado por um estado democrático. Uma pessoa lúcida pode entender isso de forma natural.
Vamos respeitar a diversidade e ampliar a forma de visão sobre a vida. Entender que a boa convivência numa sociedade plural é importante e necessária. Deixar egoísmos de lado e não pretender que o outro tenha de viver como você acredita que seja o correto. Não é preciso aceitar ninguém, apenas respeite o próximo e o  mundo será um lugar muito melhor para se viver.
Tive a sorte de ter nascido em uma família incrível, pois não sofri preconceito dentro de casa. O meu caso é a minoria. Quando alguém é discriminado por racismo, encontra o apoio no seu entorno, mas quando é pela sexualidade, infelizmente nem sempre é assim. A homofobia é responsável por tragédias familiares, sociais e humanas. Vamos lutar contra esse problema e a melhor forma de eliminá-lo é a boa educação. Para isso o papel de cada um é fundamental.

Nenhum comentário: