quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ofra Haza




A voz de Ofra Haza penetra pelo coração e faz a alma tremer.
Nascida em Tel Aviv, filha de judeus iemenitas, Ofra foi uma das cantoras mais relevantes de Israel.
Em 1974, ganhou um concurso musical de esfera nacional em seu país, quatro anos depois, lançou seu primeiro disco. Em 1983 participou no Festival Eurovisão e ficou em segundo lugar.
Nos anos seguintes, optou por diversificar seu gênero musical, alternando o pop com um estilo mais  étnico, cantando em árabe, hebraico e aramaico.
Com a finalidade de alcançar projeção internacional, em 1987, mudou-se para os Estados Unidos, mas não deixou de manter relação estreita com sua terra natal.
No final da década de oitenta, com a música "Im Nin' Alu" (alguns trechos da canção é interpretada em inglês, com sonoridades do Médio Oriente) fez sucesso na Europa, Canadá, Estados Unidos e Japão.
Foi nomeada para os Grammy nos anos noventa. Participou da cerimônia de atribuição do Prêmio Nobel da Paz, em 1994, onde foram ganhadores Yasser Arafat, Shimon Perez e Yitzhak Rabin, por motivo do Acordo de Paz de Oslo.
Em mais de duas décacas de carreira, Ofra nos brindou com uma discografia ampla e eclética. Independente do estilo que cantava, a sua voz foi seu maior instrumento.
No dia 23 de fevereiro de 2000, Ofra Haza perdia a vida em decorrência as complicações associadas ao HIV, embora a família nunca confirmou as circunstâncias de sua morte.


Escutei Ofra Haza por primeira vez quando assisti o filme francês "A Rainha Margot" (com Isabelle Adjani). Quando os créditos da película aparecem, surge a voz dela cantando "Eloi Hai", em hebraico.

Nenhum comentário: