domingo, 6 de março de 2011

"El Rastro" de Madri


Todos os domingos e a maioria dos feriados, abro a janela da sala e observo a maré humana que percorre as ruas do meu bairro. Moro no centro de Madri onde acontece  a maior feira a céu aberto da Espanha.


Em 1497 foi instalado o primeiro matadouro municipal neste lugar. O nome “El Rastro” foi concebido devido ao rastro de sangue deixado pelas reses, que escorria ladeira abaixo para terminar no Manzanares, principal rio da capital espanhola.
O mercado medieval ao ar livre é um dos pontos turísticos mais visitados da península ibérica. É impossível classificar todos os artigos que são comercializados nessa gigante feira do rolo. Quadros, livros, móveis, objetos de decoração, muitas antiguidades e também novidades.  Produtos novos e usados, coisas que a gente nem sonha que ainda existam ou nem imaginava que existissem. E o que caracteriza esse tipo de comércio pelo mundo afora, não poderia deixar de ser igual no “Rastro” madrilense: preço barato. E ainda assim, pechinchar também é outra característica que não pode faltar.

É na madrugada que os comerciantes começam a montar suas barracas. A partir das sete da manhã, as pessoas começam a chegar. “Ribeira dos Curtidores” é a rua principal do mercado, e os quarteirões paralelos à ela constroem a própria feira em si, onde a maioria dos produtos são expostos no chão das calçadas, o que não ocorre na “Ribeira”, pois nela as barracas são “obrigatórias”. 


 
O maior cuidado que o visitante deve ter  é o mesmo recomendado em todos os lugares turísticos do mundo: tomar conta da carteira e da bolsa. Os carteiristas estão por todas as partes e, apesar do policiamento reforçado, a cada domingo, vários turistas acabam tendo o desgosto de serem furtados.
O fluxo de gente atinge o seu ápice ao meio dia e duas horas depois, começa a diminuir gradativamente e, às quatro horas da tarde, os comerciantes já estão recolhendo suas mercadorias. É nessa hora que os bares do bairro vizinho, “La Latina”, começam a encher. É o momento para o aperitivo, descanso e descontração com a família e os amigos.


Além dos eventos dominicais, “El Rastro” é um bairro conhecido também pelos brechós, sebos e antiquários que funcionam diariamente.  Está localizado no centro histórico de Madri, onde a cidade foi construída e definida como capital da corte espanhola. 
Quando vier por aqui, tenha o cuidado especial para programar um domingo por essa região que é a mais castiça, a mais madrilena.




Nenhum comentário: