domingo, 28 de novembro de 2010

Pirilampos





Tive o imenso prazer de assistir a estreia do curta brasileiro-espanhol, Pirilampos, na sexta-feira passada. Com a direção de Alex Amaral, ator brasileiro radicado há mais de dezesseis anos na Espanha, o filme conta com a presença de vários atores amadores que surpreenderam pela boa representação. Entre elas, destaco a atuação de Helber Morais.
Conta a história de alguns amigos que são artistas desconhecidos e que tentam viver de seu trabalho. O guião é sensível e realista. Mostra as mazelas que sofrem as pessoas que tentam sobreviver fazendo o que gostam. O preconceito que sofrem por serem artistas, como se qualquer segmento da arte fosse um trabalho menor. O que equilibra a triste realidade, é a fantasia e a dose exata de otimismo, refletidos nos sorrisos e atitudes das personagens protagonistas.
 Vanessa Borhagian é responsável pela música que vocês escutarão, ao ver o trailler do filme, que postei acima. É outra artista talentosa, dona de uma voz suave e marcante.

Alex Amaral participou de vários filmes, séries e obras de teatro aqui na Espanha. Em 2005, foi o primeiro estrangeiro a ganhar o prêmio de melhor ator pela União de Atores de Madri. Atuou ao lado de um dos melhores atores espanhóis, Javier Camara, no filme "La Torre de Suso". Em 2011, poderemos vê-lo no longa The Cold Light of Day, protagonizados por Bruce Willis e Sigourney Weaver.
É muito bom ver grandes artistas trabalhando e desenvolvendo projetos tão bonitos. Essa paixão pelo que fazem é o verdadeiro combustível para continuarem insistindo, mesmo quando são apresentadas tantas adversidades. Artista que é artista, não desiste nunca, porque jamais poderiam fazer outra coisa com tanto amor, jamais poderiam deixar de ser eles mesmos.






Um comentário:

Ninguno disse...

Dirceu, obrigado pelo carinho, pelo seu comentario, pela sua presença. Me sinto alagado em saber que você, um artista também com seus criterios se sentiu identificado com a nossa historia, esse é o nosso fim, chegar aí, no coração das pessoas. E só uma pequena correção, o nome da Vanessa, a compositora é Vanessa Borhagian. Beijos. Muito obrigado.