domingo, 28 de março de 2010

O grande trovador


Renato Russo completaria hoje, 27 de março de 2010, 50 anos. Faleceu aos 36, como a grande Elis Regina. Poderia fazer algumas analogias e comentar umas curiosidades sobre a partida de importantes artistas na casa dos trinta, mas não vem ao caso.
Renato Manfredini Júnior não se destacou por ser um músico brilhante, ele mesmo reconhecia suas limitações musicais, mas sim, pelas letras profundas que escrevia. Era um grande poeta.  As músicas da Legião Urbana chegaram quase que de forma imediata aos corações de muitos brasileiros. Marcou uma geração. Falava o que muita gente pensava e não sabia expressar. Cantarolando suas canções, muitos exteriorizávamos nossas tristezas, solidão, inquietudes familiares e a indignação com os nossos políticos. Era uma linguagem simples e exata, por isso somos muitos que fazemos parte da enorme legião de fãs de Renato Russo.
Adorava vê-lo cantando e prestava muito atenção nas entrevistas que concedia. Era um homem inteligente, demonstrava andar sem culpas, mas não conseguia esconder seu maior medo: a solidão.
É estranho constatar que ele se sentia tão sozinho. Tudo o que expressava nas suas letras encaixava perfeitamente no entendimento das pessoas, a Legião Urbana vendeu mais de 20 milhões de discos. Faltou ser amado como homem? Essa necessidade que a maioria dos mortais temos. Era adorado por muitos e detestado por poucos, sua existência não passou desapercebida. Por isso  seu nome não precisa ser lembrado em um dia como hoje, pois na verdade, ele nunca foi esquecido. É lamentável que já não possa criar mais aquelas poesias tão bonitas, mas felizmente, antes de ir, deixou-nos um legado relevante.
Talvez não tenha sido dono de uma das vozes mais lindas, mas indubitavelmente a sua era ímpar.

Nenhum comentário: