domingo, 3 de junho de 2012

Uma bomba na casa de Madonnna


Vi essa manchete no portal de notícias do jornal espanhol "El País" e me chamou a atenção. Logo de início percebi que se tratava de uma metáfora.

Li a crônica atentamente que começava dizendo que o último cigarro que fumara Madonna fora nos seus anos loucos de juventude, logo se corrige e diz que foi no video clip de "Girl gone wild", de seu último disco.
Em março deste ano, a filha Lourdes Maria Ciccone, de 15 anos, foi flagrada fumando por um paparazzi. As fotos deram volta ao mundo e um mês depois, em uma entrevista concedida a NBC, Madonna dizia:"Não aprovo que ninguém fume ao meu redor. O cigarro daquele vídeo era apenas um acessório. Essa é a diferença. Minha filha já fazia isso antes, ninguém pode me culpar por isso. - e acrescentava - Talvez eu tenha que ser uma mãe um pouco mais rígida." Por muito que tenha pagado a manicure, pedicure e spa semanal desde os oito anos de idade, nem o tratamento mais caro podia remover o mesmo que sofrem todas as mães do mundo: a revolução hormonal. O irmão "bocudo", Christopher Ciccone, anunciara havia dois anos ao "Daily Mail": "Lola é uma bomba, só é uma questão de tempo que exploda. E duvido que minha irmã, que é uma maniática do controle, saiba suportar.
Quando a artista anunciou que a filha a acompanharia na turnê que começou na terça-feira passada em Tel Aviv, a imprensa entendeu que seria como pianista, vocalista ou bailarina. Afinal, Lola estudou na escola de arte de Nova Iorque (a que inspirou a série Fama). Mas o anúncio ocultava outros motivos, revelados em uma entrevista radiofônica:" Ainda é uma criança, tenho que mantê-la vigiada. Minha filha está em uma fase que procura invisibilidade, embora irá ajudar a vestir ou maquiar na turnê." Talvez por isso, Madonna aceitou a sugestão do pai de Lola, Carlos León, de incorporar uma dublê da adolescente para evitar-lhe o stress de ser perseguida. 
Com o espírito exibicionista, Madonna, de 53 anos, modelou a filha em público como sua maior fã. Sempre baixo uma disciplina draconiana. Semanalmente, seus quatro filhos assistem religiosamente a Cabala e podem ver televisão uma hora e meia no máximo. Seguem uma dieta macrobiótica estrita. Inclusive obrigou a Guy Ritchie a assinar no divórcio a quantidade de doces admissíveis para as crianças. Tampouco deixa que Lola ponha todas as peças de Material Girl, a marca que as duas desenham juntas, principalmente as mais atrevidas. "O colégio não úm clube noturno. Vai ao colégio ou a um clube?", perguntava à filha diante as câmeras na apresentação da grife. Permite que escreva em um blog, mas edita pessoalmente todas as entradas "para lhe motivar a escrever cada vez melhor". Madonna controla tudo ao seu redor, e o que não funciona, ela joga fora. Mas não contava com algo tão mundano como a adolescência rebelde derivada do seu próprio DNA, que poderia desmoronar o mundo que criou à sua medida. 

Nenhum comentário: