Até quando, Brasil?
Segundo a descrição do vídeo, a equipe da TV Correio, filial da Rede Record, na Paraíba, flagrou a frieza de uma tentativa de homicídio. O crime aconteceu no bairro Jardim Veneza, em João Pessoa. Por volta das 01h30 da madrugada do domingo (18), o repórter Josenildo Gonçalves, foi acionado para registrar uma tentativa de homicídio.
Rodrigo Ferreira da Silva estava agonizando em busca de socorro. Ele apresentava marcas de perfurações causadas por arma de fogo. No momento em que o repórter narrava o sofrimento do jovem, um homem de boné se aproximou da vítima e efetuou um tiro na cabeça de Rodrigo Ferreira. Na primeira vez, o revólver falhou, mas na segunda tentativa, o disparo foi efetuado.
O Samu foi acionado e fez o socorro da vítima para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. De acordo com a unidade hospitalar, o rapaz passa bem e não corre risco de vida.
De acordo com o relatório feito pela ONU, no Brasil foram cometidos 538.324 homicídios em 10 anos (2000 a 2010). Em 2011 a cifra alcançou a marca dos 50 mil, ou seja, oficialmente falando foram ceifadas quase 600 mil vidas desde 2000 a 2011. Considerando que muitas vezes, as cidades acabam maquiando os dados, acredito que esse número poderia superar a 1 milhão, mais que o dobro da população atual de Santos (litoral paulista).
Não conheço um brasileiro que ande tranquilo pelas ruas, no Brasil. São poucas as pessoas que conheço que nunca foram assaltadas. Reclamamos, mas efetivamente, não fazemos nada além disso. Somos cúmplices dessa situação. Os políticos que administram de forma fraudulenta o nosso dinheiro, foram escolhidos por nós mesmos. Nós que votamos no traficante do bairro para vereador, que elegemos o mesmo prefeito que esteve várias vezes na administração da nossa cidade e que nada fez por ela. Somos nós que nos indignamos com tanta impunidade e subornamos o guarda de trânsito. Nós que enchemos as ruas no carnaval e em todas as festas populares, mas que somos incapazes de sermos muitos o suficiente para chamar a atenção das autoridades, em uma manifestação exigindo segurança, educação, transporte público e saúde de qualidade.
De nada serve ser a sexta potência econômica do mundo, se o cidadão brasileiro está acostumado a viver na miséria.
Um comentário:
Mais informações sobre o caso do vídeo:
A tentativa de assassinato de um encanador de 21 anos foi flagrada pelas câmeras de uma emissora de televisão na madrugada do dia 18, na porta de um bar na periferia de João Pessoa, na Paraíba. A vítima levou seis tiros, mas foi socorrida e está fora de perigo.
Depois de levar quatro tiros dentro do estabelecimento, Rodrigo Ferreira da Silva estava deitado na calçada, esperando socorro, quando a equipe da TV Correio chegou. Enquanto o cinegrafista gravava a cena, um homem (que ainda não foi identificado) se aproximou e disparou mais duas vezes contra Silva. A vítima foi levada para o Hospital de Trauma.
Em entrevista à rede de televisão, o encanador disse que foi atacado por seis homens. “Um deles bateu na minha cabeça com um capacete. Outro me segurou e outro atirou quatro vezes”, contou o encanador. “Consegui correr e pulei um muro. Pensei que eles tinham ido embora e voltei ao bar para pedir socorro. O que atirou ainda voltou, mas o revólver estava sem bala. Ele foi buscar bala, voltou e atirou na minha cabeça”. A vítima disse que não existia motivo para o atentado. “Ele não tinha motivos para atirar em mim. Eu me envolvi em uma confusão com um amigo dele em uma festa. Mas já faz muito tempo”.
A chefe de produção da TV Correio, Kátia Dumont, disse o crime foi um dos casos mais inusitados que a equipe de reportagem da emissora já flagrou. Segundo ela, o cinegrafista chegou tremendo à emissora. “Ele não sabe avaliar se teria ficado no local do crime se soubesse que o criminoso voltaria para dar mais tiros”.
Postar um comentário